Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


06-11-2014

Música Sacra em Belém do Grão-Pará no século XVIII


 

Clique na imagem para visualizar a publicação

Clique na imagem
para visualizar a publicação

“Música Sacra em Belém do Grão-Pará no século XVIII: o cantochão dos mercedários compilado por Frei João da Veiga” consiste em mais um pequeno pedaço do legado inestimável que Vicente Salles deixou para a cultura paraense e brasileira.
Neste breve obra, o autor nos faz viajar pelo universo musical do século XVIII, destacando a importância dos jesuítas e mercedários na prática musical, contando um pouco de sua história, e desvendando também um pouco a respeito da figura de Frei João da Veiga.

“Em minhas pesquisas sobre música no Grão-Pará afirmei que mercedários e jesuítas foram os religiosos que mais se distinguiram em suas missões e nos seus conventos pela prática da música; que os mercedários possuíam no convento de Belém notável coro; que suas práticas religiosas, seus motetes e sua excelente música era cantada e acompanhada ao som do órgão.
[...] João da Veiga foi principalmente um compilador. Erudito cantochista, reuniu o repertório do que se cantava, ditando lições para cantar e celebrar os ofícios religiosos, de conformidade com as leis canônicas. As festas e os ritos são descritos com minúcias”.

Vicente Salles

O arquivo PDF disponível para visualização e download possui 13 páginas e cerca de 4 MB.

Para fazer o download, Clique aqui.

= > O arquivo integrará o acervo da Biblioteca Digital Landi < =

= > Arquivo original escaneado do acervo pessoal do Prof. Flávio Nassar <=

 

http://ufpadoispontozero.wordpress.com/2014/02/05/musica-sacra-em-belem-do-grao-para-no-seculo-xviii/