Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


15-10-2014

Museu Histórico Nacional - Com a palavra D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil


"Com a palavra D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil"

Em cartaz de 14 de outubro a 01 de março de 2015

Entrada para a galeria da exposição.

 


 


"Sessão do Conselho de Estado". Georgina de Albuquerque. 1922
 

 

Em cartaz de 14 de outubro a 01 de março de 2015, a exposição "Leopoldina, Imperatriz do Brasil", lançando as bases para o início das comemorações do bicentenário da chegada de Leopoldina ao Brasil a ser celebrado em 2017. Com curadoria da historiadora Solange Godoy e cerca de 200 peças do acervo do próprio Museu Histórico Nacional, a exposição "Com a palavra D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil" aborda a infância da arquiduquesa, o casamento com d. Pedro e os compromissos assumidos em decorrência desse, a viagem da Áustria para o Brasil, a chegada ao Rio de Janeiro e as acomodações no Palácio de São Cristóvão; a missão científica, o papel político de Leopoldina, as relações familiares e a sua morte prematura aos 29 anos. 

O fio condutor da exposição são trechos da vasta correspondência escrita por Leopoldina, que abrange desde a sua infância até a última noite de sua vida, quando já tinha consciência de sua morte iminente, num total de mais de 1.000 cartas conhecidas. 

Com caráter didático e lúdico, a exposição é aberta com o módulo "A Imperatriz Leopoldina no imaginário popular" apresentando como ela é percebida hoje, através da nomeação de locais, cidades e instituições; emissão de selos, moedas e medalhas; tema de músicas e de enredos, como os da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, customização de bonecos playmobil e obras de artistas contemporâneos, como Clécio Penedo. 


"A arquiduquesa Leopoldina, primeira imperatriz do Brasil". J. B. Debret Reprodução de arte: litografia, color.: 38 X 57 cm. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil: aquarelas e desenhos que não foram reproduzidos na edição de Firmin Didot - 1834. R. de Castro Maya -Editor, Paris, 1955
BADOUREAU, Jean François. D. Pedro de Alcantara, Príncipe Real do reino Unido de Portugal, Brazil e Algarves: dedicado ao Senhor D. Miguel Pereira Forjaz Coutinho... por seus humildes criados Orsoloni e Fontana. D. Pierre d'Alcantara, Prince Royal du Royaume Uni du Portugal du Brésil et dês Algarves / Badoureau sculpt; Vautier delt. Lisboa: Orsolini & C°. -- [18--]. gravura: color; 58 x 42 cm. 
 

 


Desembarque de sua Alteza Real, a Arquiduqueza D. Carolina Leopoldina ... no Rio de Janeiro, em 5 de novembro de 1817.
Gravura a buril de Charles Simon Pradier (1786-1848) feita por volta de 1818, segundo óleo de Jean Baptiste Debret. 
Vê-se D. João VI entrando no coche que conduziria a Princesa ao Palácio de São Cristóvão, seguido da D. Carlota Joaquina, D. Pedro, D. Leopoldina, D. Miguel e altos dignatários da Corte. Ao fundo, o mosteiro de São Bento. 
 

 

Com a exposição, o Museu Histórico Nacional aspira, ainda, resgatar, sobretudo junto aos jovens, a figura dessa extraordinária mulher, tantas vezes esquecida ou relegada ao segundo plano no cenário político do século XIX. Agendamento de visitas escolares através dos telefones 21-32990360/61/62 ou do email mhn.educacao@museus.gov.br 

 

 

leia mais na ligação do Museu Histórico Nacional