Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


18-02-2000

Periódicos Culturais da Cidade de Uberaba -I Por Guido Bilharinho


A par com sua imprensa diária ou semanária, iniciada por Henrique Raimundo des Genettes, em 1874, com o jornal O Paranaíba, logo intitulado Eco do Sertão, Uberaba apresenta uma série de publicações periódicas principiadas, em 1895, com o já lendário Almanaque.
Uberabense, do qual sobrevivem duas coleções completas, se tanto.

Dada sua importância, derivada mais de seu conteúdo, abrangência e sentido do que simplesmente da motivação cronológica, conquanto também digna de nota, urge que se lhe façam edições facsimilares, antes que um incidente qualquer prive os uberabenses presentes e futuros de seu conhecimento, estudo e fruição. Não só eles, já que o Almanaque têm importância nacional e não só porque publicou o notável ensaio O Tempo em Uberaba, do mesmo autor de O Clima do Brasil, obra citada por Euclides da Cunha em Os Sertões, o sábio alemão Frederico Maurício Draenert, descobridor da existência da bactéria no reino vegetal e precursor do ensino superior agrícola no país como diretor do Instituto Zootécnico de Uberaba e que, por isso e pelo muito mais que fez e escreveu, precisa ser descoberto e estudado pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba - FAZU. O mesmo se pode dizer da Revista de Uberaba, posta em circulação logo em seguida pelo mesmo grupo editorial e antecipatória da Revista do Brasil, só anos mais tarde lançada por Monteiro Lobato em São Paulo. Aliás, esse pioneirismo da cidade em relação à metrópole paulistana não se cinge apenas a esse exemplo.

Nossa agência do Banco do Brasil (015) é anterior à primeira instalada em São Paulo (018), na Av. Rio Branco.Dos aproximadamente quarenta periódicos culturais e/ou de variedades que aqui foram editados (e muitos ainda o são), alguns ultrapassaram as fronteiras municipais, tendo circulação nacional e, pelo menos dois, internacional.

No primeiro caso, têm-se o Almanaque Uberabense (1895) e as revistas especializadas Legislação, Organização, Orientação e Planejamento Municipal (1952), Série Estudos (1972), Fazendo Escola (1993), Escritos Alternativos (1993) e Unijus (1998).No segundo, a Revista Brasileira de Direito Processual (1975) e a revista internacional de poesia Dimensão (1980).

Varias outras publicações também extrapolaram as lindes locais, circulando regionalmente.Neste trabalho serão apresentados um por um, o máximo possível em ordem cronológica, os periódicos editados em Uberaba, conforme listados na introdução geral que precederá à referida apresentação individualizada, bem como outros periódicos, cuja existência, nesse ínterim, chegue ao conhecimento do autor. Obviamente, somente serão contempladas as publicações de cunho cultural, cuja circulação e distribuição ultrapassem o âmbito interno da instituição que a edita ou patrocina.

Guido Bilharinho ,Escritor ,Editor Revista Dimensão ,Advogado