Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


06-02-2001

Culturas Lusofonas publicadas


Washington Luís : BRASIL
Entre os presidentes durante o período da República Velha do Brasil (1894-1932) destacamos Washington Luís, político fluminense radicado em São Paulo (1869-1957). Washington Luís Pereira de Souza é o último presidente da República Velha, deposto 21 dias antes do final do mandato. Nasce em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, e estuda como aluno interno do Colégio Pedro II. Muda-se para São Paulo, onde cursa a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Depois de formado, é nomeado promotor público em Barra Mansa, no Rio, mas renuncia ao cargo para dedicar-se à advocacia em Batatais, no interior paulista. É eleito vereador em 1897 e prefeito em 1898.
Deputado estadual em 1904, ocupa o cargo de secretário da Justiça e Segurança Pública do Estado entre 1906 e 1912. É eleito prefeito da capital paulista em 1914 e governador em 1920. Profere, então, sua frase mais famosa: "Governar é abrir estradas". Em suas administrações, investe na modernização da infra-estrutura de transportes, saneamento e demais serviços públicos. Historiador e membro da Academia Paulista de Letras, publica livros e artigos sobre História em jornais e revistas. Assume a Presidência da República em 15 de novembro de 1926 e é deposto pela Revolução de 1930, a 24 de outubro. Vive os 17 anos seguintes exilado na Europa e nos Estados Unidos. Volta ao Brasil em 1947 e dedica-se a estudos históricos.

Porto, capital européia da cultura 2001
ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO:

  • Jogos Populares
    Local: Jardins do Palácio de Cristal
    Data, 3, 10, 17 e 24 de Junho
    Oficinas Audiovisuais de Miragaia

  • Apresentação publica do resultado de ateliê nas áreas do vídeo e
    multimídia dirigidos a crianças e jovens.
    Local: espaços públicos em Miragaia
    Data: Julho

  • Festas de Santo Ildefonso
    No coração da Baixa portuense, um acontecimento popular, cultural e
    religioso da população, em torno da sua multissecular Igreja Matriz.
    Local: Igreja Matriz de Santo Ildefonso e Praça da Batalha
    Data: 15 a 22 de Julho de 2001

  • ¨ Do Porto na Filatelia
    Promover a Filatelia enquanto atividade cultural, sensibilizando a
    comunidade escolar.
    Local: Escolas do Porto
    Data: anos letivos de 1999/2000 e 2000/2001

  • Biblioteca Municipal Almeida Garrett
    Domingo, dia do 201.º aniversario do maior escritor do Porto, Almeida Garrett, e também dia de inauguração da Biblioteca Municipal, primeiro edifício da Autarquia construído de raiz para o efeito. Junto do Palácio de Cristal, contem biblioteca com 3500 m2 (de acesso livre e sem intervenção de funcionários), galeria de arte, espaço para crianças e auditório com 200 lugares que, no seu todo, funcionarão como centro cultural. Projeto do arquiteto José Manuel Soares, orçado em 1,6 milhões de contos.

  • A Descoberta dos Museus do Porto
    Para famílias com crianças dos 3 aos 6 anos.

  • Workshops - A Natureza na Pintura. Desenho, pintura, colagens, etc.

  • Bastidores- Viagens aos bastidores dos Teatros e Museus do Porto,
    destinadas a população, mediante inscrição previa.

  • Filmar- Workshop de iniciação a pratica do cinema. Para interessados na
    pratica cinematográfica, desempregados e jovens a procura do 1.º emprego.

    Instituto Camões apresenta plano de atividades para 2001
    O plano de atividades do Instituto Camões, para o ano corrente, aponta para o reforço dos meios de divulgação da língua e cultura portuguesas.
    Durante este ano abrirão portas 14 novos centros culturais portugueses e cinco novos leitorados, nomeadamente em Genebra, Montevideu, Moscovo, Cidade do México, Tóquio e Tunes.
    Uma "intranet" irá, ao longo deste ano, ligar todos os centros culturais portugueses entre si e ao centro coordenador em Lisboa, e que foi anunciado o ano passado por ocasião do 10 de Junho.
    Através do Centro Virtual Camões, o instituto vai ficar "online" para todos quantos queiram aprender mais sobre a língua e a cultura portuguesas.
    "Português - Língua Estrangeira para o 3º Milénio" é a aposta forte do IC neste Ano Europeu das Línguas. Jorge Couto, presidente do IC, salienta que neste âmbito será organizado o simpósio "Português, língua estratégica para o terceiro milénio" e Portugal estará pela primeira vez representado na "Expolínguas" de Berlim, repetindo presença nas de Paris e Madrid.
    Serão igualmente desenvolvidos programas especiais nas áreas da didáctica do português como língua estrangeira e como língua segunda.
    O IC coordenará também a presença de Portugal no "Salão do Livro e da Edição", em Genebra, cujo comissário é o poeta Fernando Pinto do Amaral. Timor-Leste é outra das áreas a merecer uma especial atenção do IC. Aqui há uma clara intenção na expansão da língua portuguesa, quer pela formação de professores, quer em termos de divulgação cultural. "A inauguração do centro cultural português em Díli, este mês, é disso um claro exemplo", refere Jorge Couto.
    "O IC tem a seu cargo a criação do Departamento de Português na Universidade de Timor-Leste (UNATIL), que ficará, depois, sob a responsabilidade da instituição".
    Jorge Couto salienta ainda a importância do "diálogo multicultural no âmbito da lusofonia". Trata-se do projeto "Pontes Lusófonas".
    Ainda este ano e em cooperação com Luanda, será criado um centro de língua portuguesa na OUA (Organização de Unidade Africana) em Adis Abeba, na Etiópia.( www.noticiasdigital.com).

    A ALEGRIA DOS POVOS LUSÓFONOS
    Em Roma, na Gala anual da FIFA, Figo recebeu o prêmio correspondente ao segundo lugar na eleição do Futebolista Mundial do Ano, classificando-se atrás de Zidane e à frente de Rivaldo, o seu antigo companheiro no Barcelona.
    E soube a pouco, a injustiça, numa palavra, os cento e quarenta selecionadores que participaram na votação terão sido mais influenciados pelo fato de Zidane ter sido campeão da Europa do que pela consistência de doze meses ao longo dos quais Figo foi, de fato, o melhor.
    Portugal inteiro viveu uma noite de indisfarçado orgulho pela proeza de um dos seus filhos favoritos. Foi como que o prolongar natural do casamento do povo com uma Seleção representada na Cidade Eterna pelo número 7, de quem se espera ainda mais, como sempre acontece com os predestinados.
    Porém e como o futebol é sempre jogado dentro de 4 linhas, direitas por norma, Luís Figo acabou por ser considerado o Melhor Futebolista do Mundo do Ano 2000 pela prestigiada revista "France Football" tendo a FIFA estado representada em Madri pelo seu Presidente Joseph Blatter, na cerimonia de entrega de tão importante prêmio. Vários foram os prêmios que Luís Figo conquistou referentes ao ano 2000 e estamos certos dado ser o futebol um desporto coletivo, Figo ter tido um pensamento para os seus companheiros de Seleção e clubes, afinal instrumentos decisivos no consumar das proezas individuais.( www.fpf.pt/)

    Bolero e MPB às margens do Mar Pequeno em São Vicente: Brasil
    Longe da agitação dos grandes shows, das agendas repletas de compromissos, enfim, de toda a parafernália dos grandes espetáculos, os integrantes dos grupos Talismã e Samba Choro, formados por músicos já acima dos 50 anos, emocionam e arrancam aplausos acalourados de jovens de todas as idades. A Marina Capri, local escolhido para as apresentações dos artistas, reúne uma bela paisagem marinha, boa comida e, o principal, muito samba, MPB, bolero e chorinho - gêneros musicais há tempos esquecidos pela grande maioria das rádios, mas que ainda resistem pela voz e instrumentos dos chamados músicos da velha guarda. ''A festa aqui é constante. É um lugar atraente - às margens do Mar Pequeno - onde, além da bela e histórica Ponte Pênsil, as pessoas podem contemplar o mar, o céu, barcos ancorados, enfim, o ambiente caiçara que a população da Baixada Santista já está acostumada e não troca por lugar algum no mundo'', afirma Mario Xavier de Moura, vocal do Trio Talismã. Para quem não sabe, o grupo formado ainda por Maximino Parizzi e Jaime Palma (violão e vocal) acompanhou, durante 12 anos, o saudoso Adoniran Barbosa, e é autor de grandes sucessos dos anos 60, no século passado, como os boleros Nosso Juramento e Às Escondidas.
    Hoje, junto com o Grupo Samba Choro, sempre aos sábados e domingos, das 14 às 20 horas, o Talismã ainda atrai centenas de apreciadores da boa música. Uma das mais famosas, composta por Maximino Parizzi e pelo humorista Canarinho, é Morrendo de Amor. ''Essa composição está entre as 10 guarânias (ritmo de origem paraguaia) mais bonitas do mundo.
    (por Carlos Ratton, http://www.atribuna.com.br/saovicente )


    Coordenação: Margarida Castro
    Digitação : Ana Maria Rodrigues da Silva