Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


29-03-2011

Língua- Sobre as formas femininas de paraninfo e patrono - Isac Nunes


gte mso 9]> Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 gte mso 9]> gte mso 10]>

Língua- Sobre as formas femininas de paraninfo e patrono

Isac Nunes

A eleição da Sr.ª Dilma como presidenta da República suscitou discussões acaloradas em vários espaços do mundo virtual. Primeiramente, pela novidade em si, por ser a primeira mulher que ocupa um cargo dessa importância no Brasil, enfim, tivemos que nos adaptar lexicalmente para uma situação inusual. Considero a discussão, a polêmica linguística que se cria em razão dum fato, sempre estimulante.

Lembrei-me disso porque recebi hoje um boletim chamado Não tropece na língua, do portal Instituto Euclides da Cunha, que traz sempre conselhos «para propagar e estimular o bom uso da língua portuguesa».

 Esse instituto é uma entidade sem fins lucrativos, que publica semanalmente tal boletim, com «informações precisas sobre o uso do português cotidiano, seu contexto social e outras questões que não se encontram facilmente nos manuais de gramática».

 Eu aprecio muito o trabalho da professora  Maria Tereza de Queiroz Piacentini, a responsável pelo conteúdo do sítio Língua Brasil, que é um espaço existente dentro do instituto, a quem já enviei umas tantas mensagens, relatando as minhas sempre constantes dúvidas gramaticais, às quais ela respondeu com uma enorme amabilidade.

De fato, em sua página web, cujo endereço lhes coloco mais abaixo, há um mural de consultas, com respostas às cartas de leitores que enviam suas dúvidas sobre os mais diversos assuntos.

Voltando à coluna de hoje, chamada DE FESTAS E CERIMÔNIAS, um dos assuntos ali abordados é sobre as formas femininas de paraninfo e patrono, termos que aparecem nas cerimônias de colação de grau universitário.

 Mas esses termos têm femininos? Quais são?

O trecho da coluna que aborda o assunto que menciono é o seguinte:

«--Qual o significado de patrono e paraninfo em uma cerimônia de colação de grau? G.R.O., Aracruz/ES 

--- É correto utilizar o tratamento patrona e paraninfa no feminino? K.V., Rio de Janeiro/RJ

Paraninfo é o padrinho de honra, é o homenageado maior da cerimônia de colação de grau. Se mulher, haverá uma PARANINFA. Patrono é o segundo homenageado, uma personalidade marcante para os formandos. O feminino de patrono, neste caso, é PATRONESSE. A mulher será então a patronesse da turma. Patrona existe, mas é o feminino de patrono nas suas demais acepções, quais sejam: advogado de defesa, protetor, fundador, padroeiro, figura tutelar de uma academia, arma ou força armada, enfim pessoa a quem se homenageia por serviços prestados.»

www.linguabrasil.com.br/

Isac Nunes  19.03.11