Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


07-10-2014

Fontes Genealogia e História -Memória da Administração Brasileira


 

 

 

 

 

Mapa | Programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira

 

Contato

E-mail: mapa@arquivonacional.gov.br

Telefone: 55 (21) 2179-1338

Dicionário da Administração Pública Brasileira do Período Imperial

Dicionário Online da Administração Pública Brasileira do Período Imperial (1822-1889) reunirá uma série de verbetes referentes a órgãos e cargos administrativos vigentes no Brasil no momento da independência, em 1822, até o advento da República, em 1889. Seu desenvolvimento segue a metodologia já estabelecida pelo MAPA e os verbetes serão elaborados com foco na análise estrutural dos órgãos, suas atribuições e seu papel diante das diferentes conjunturas políticas, sociais e econômicas em que atuaram.

Essa nova empreitada também é uma forma de dar continuidade ao Dicionário Online da Administração Pública Brasileira do Período Colonial (1500-1822)lançado em 2011 e concluído em 2014, já disponibilizado integralmente na internet.

O trabalho é ainda resultado de uma série de pesquisas realizadas em outras frentes, como a base de dados MAPA/Sian, os projetos Continuidades e rupturas? A administração pública brasileira e a consolidação do Estado independente (1822-1840)A estrutura administrativa e a consolidação do Estado nacional (1840-1891) eA Genealogia dos Ministérios Brasileiros: 1822-1891.

 ========================================

Programa de pesquisa Memória da Administração Pública Brasileira

Criado inicialmente como um projeto, em 1981, o atual programa permanente de pesquisaMemória da Administração Pública Brasileira (Mapa) tem como principal objetivo atender à necessidade das áreas técnicas do Arquivo Nacional no processo de identificação e organização dos conjuntos documentais sob a guarda da instituição.

Suas atribuições envolvem a reunião e a sistematização de informações relativas a história da administração pública desde o período colonial, organizadas por meio de uma metodologia própria,que retrata a dinâmica administrativa e suas constantes transformações, fornecendo o registro rigoroso e padronizado da legislação sobre o tema em diversos momentos da história nacional.

Além disso, o trabalho do Mapa busca suprir a crescente demanda de estudos sobre a história do Estado nacional e a evolução de suas políticas públicas. Para isso, o grupo vem tentando disponibilizar seu trabalho por diferentes meios de divulgação, como livros, publicações virtuais e o Dicionário da Administração Pública On-Line, lançado no segundo semestre de 2011 junto com a página do Mapa na internet.

_________________________________

http://www2.an.gov.br/mapa/