Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


18-08-2007

Aos Emigrantes: Linha aberta


Linha aberta após 900 mil chamadas



LEONARDO NEGRÃO (imagem)
Os imigrantes que pretendam deslocar-se ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na região de Lisboa para pedir a autorização de residência no nosso país poderão, a partir de ontem, agendar previamente o atendimento e dessa forma evitar filas de espera.

A decisão de criar uma linha específica (808 202 667, número azul, com o custo de uma chamada local) foi decidida depois de um enorme fluxo de chamadas de estrangeiros que pretendem regularizar a sua situação ao abrigo das novas medidas decididas pelo Governo este ano.

Num comunicado, o SEF realçou que em cinco dias apenas foram recebidas naquele Serviço cerca de 900 mil chamadas, pelo que foi decidido criar a nova forma de atender os cidadãos e que agenda atendimentos entre as 17.00 e as 20.00 nos dias úteis e entre as 09.00 e as 15.00 aos sábados (domingo o serviço não funciona).

Este pico de contactos é associado ao regime excepcional de legalização previsto na nova lei da imigração, datada de 4 de Julho passado, que dispensa a apresentação de visto aos estrangeiros que tenham um contrato de trabalho, que tenham entrado legalmente no país e que, por último, tenham a situação regularizada na Segurança Social portuguesa.

As marcações para agendar o atendimento através do número azul podem ser feitas de segunda a sexta-feira entre as 08.00 e as 20.00. |