Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


19-11-2009

Um Laço de Amizade entre Portugal e a Áustria


“Este livro que tão significativamente se intitula Um Laço de Amizade entre Portugal e a Áustria, organizado com dedicação e competência pelo professor José A. Palma Caetano, grande tradutor de notáveis autores austríacos, é um breviário da amizade entre os nossos dois países.

De facto, ao assinalar os 40 anos da Sociedade Austro-Portuguesa, este livro reúne, nos impressionantes testemunhos que nos dá, uma documentação e uma informação vasta e importante sobre um período crucial e terrível da História da Europa e do Mundo.

As relações entre a Áustria e Portugal, que têm raízes históricas profundas, conheceram no século XX um momento impressionante quando, após o termo da Segunda Guerra Mundial, famílias portuguesas espalhadas por todo o país acolheram no seu seio vários milhares de crianças austríacas, que vinham de um país devastado pelo terrível conflito e aqui foram tratadas e acarinhadas como filhos. Algumas dessas crianças ficaram entre nós, outras ficaram ligadas a nós para sempre. Eu próprio tenho recebido testemunhos directos dessas pessoas que nunca mais esqueceram Portugal.

Na Europa da cultura e das culturas, que queremos construir, a preservação das memórias comuns e o conhecimento mútuo dos povos é fundamental. Esta obra é, nesse sentido, também um exemplo e um valioso contributo.
Saúdo os autores dos testemunhos tão intensos que este livro reúne e felicito a editora Assírio & Alvim, o organizador desta bela iniciativa e todos os que a ela estão associados.

Esta obra representa uma admirável afirmação dos grandes valores que fundam a visão humanista que, só ela, consegue acender uma luz de esperança na memória da desumanidade. Nestes textos tão intensos bate o coração dos que os escreveram. Por isso, eles são um antídoto contra a descrença e o cepticismo.”

Jorge Sampaio

http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=6474