17-12-2001Cultura Angolana Por Rosa Senguele, Nsungu CasteloA cultura angolana está sendo ameaçada de extinção primeiro por causa da modernização mundial de um lado, a civilização ocidental sem contar o cristianismo e as descobertas do próprio ser humano. Em segundo lugar podemos relatar as conseqüências da guerra prolongada; as pessoas perdem a liberdade que elas tinham nas aldeias, por exemplo, para enfrentar uma vida totalmente oposta ao habitual delas. Assim como nós, muitos angolanos vivem fora do país.
O nome é dado à criança. Em grande parte, em homenagem a alguém e, por causa disso, essa criança recebe o tratamento do proprietário original do mesmo nome. O primogênito recebe em geral o nome do pai ou do avô paterno , ou avó paterna se for menina. No caso de xará do pai, ele é chamado "papa fioti" ou seja "pai pequeno" quer dizer paizinho. E avozinho ou avozinha se for o segundo caso. Ou também se dá apelido a criança só para não ficar pronunciando o nome da ou do xará porque seria falta de respeito. Quando a criança chega na idade de poder sair (três meses), os pais levam ela a casa do chará para a apresentar a ele. E com eles levam um galo vivo, um terno (fato, costume), roupa feminina para mulher, saco de "macoca" (que significa mandioca fermentada na água) - e ainda explico que alem do termo macoca existem outros como makesso plural de kesso, bombó e madioca- termo kicongo de madioca- para fazer fubá (farinha de mandioca), bebidas, calçados, lenço de cabeça,... O bebê recebe do chará vários presentes como roupas e se ele tiver boas condições materiais, ele compra presentes até para os pais do bebê. Até a uma certa idade, essa criança pode viver com o chará dela.
A música angolana tradicional, tem várias classificações, entre as quais podemos citar: o ritmo musical que exprime alegria isto quando há casamento, nascimento de gêmeas, chegada de uma pessoa que se achava ter perdido para sempre. Já o ritmo da tristeza é tocado no caso de morte de uma pessoa importante; as pessoas que vivem mais longe do local, ao ouvir o ritmo de batuque, podem até dizer o nome da pessoa que morreu. Pode também ser tocado numa data que coincida com a da morte de alguém importante. Há ainda os ritmos de música que tocam nas festas populares e o que são executados para um grupo de pessoas após a circuncisão. A família angolana é grande. Ela compõe-se do chefe da família, do pai, mãe, filhos, tios, sobrinhos que têm os mesmos direitos que os filhos. A ajuda financeira deve-se estender a todo o componente da família. Texto dos angolanos : Rosa Senguele Castelo ,nascida no Kibocolo (UIGE) e seu marido com o NSungu Filipe Castelo que é da Damba (UIGE), pais de Nsungu Kamukotelo, Keto, Cristiane e de Zola, residentes em Uberaba Minas Gerais. |