Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


30-08-2023

ORIGEM DO NOME DA ILHA DE CUBA , nas Caraíbas


O nome da ilha de Cuba, nas Caraíbas, foi-lhe dado por Cristóvão Colombo, durante a sua viagem da descoberta do novo mundo, que teve lugar em 1492. Cristóvão Colombo deu o nome da sua terra natal, a vila de Cuba no Alentejo, à ilha das Caraíbas. Mas tratou-se de uma segunda escolha, pois o primeiro nome escolhido foi Joane, admite-se que em honra do Rei D. João II.

Convém acrescentar que Cuba foi a quinta ilha descoberta por Cristóvão Colombo e que os nomes dados pelo valoroso almirante dos mares às quatro anteriores ilhas foram todos nomes portugueses. Cristóvão Colombo fez a viagem de descoberta da América ao serviço dos reis católicos de Espanha, devido ao facto do Rei D. João II de Portugal se ter recusado financiar essa expedição. Durante muito tempo os historiadores defenderam a tese de que Cristóvão Colombo era oriundo de Itália e mais precisamente de Génova, que era de origem humilde e que tinha o nome italiano de Cristoforo Colombo. Mas esta tese é inverosímil, pois não explica como é que um italiano de origem humilde tenha sido recebido pelo rei português D. João II e pelos reis católicos de Espanha. E também é inverosímil, devido ao facto do apelido Colombo não ser usado nessa época em Itália.

No entanto, recentemente, contrariando as teses em voga, o historiador português Mascarenhas Barreto perfilhou a tese muito mais verosímil de que o ilustre navegador teria nascido em 1448 em Portugal e que a terra da sua naturalidade teria sido a vila de Cuba, no Alentejo. E Mascarenhas Barreto ainda referiu que o nascimento de Cristóvão Colombo em Cuba se deveu ao facto de ser filho ilegítimo de D. Fernando, duque de Beja e segundo duque de Viseu e irmão do rei D. Afonso V, e da sua amante Isabel Sciarra da Câmara, filha do navegador português João Gonçalves Zarco, descobridor do arquipélago da Madeira. Nascido numa família de navegadores, não é estranho que Cristóvão Colombo tenha iniciado a sua vida marítima aos 14 anos, nas caravelas portuguesas.