11-03-2023Documentário - Filhos de Al-Andalus:um paraíso perdido em MarrocosData: quinta-feira, 28 de julho Roca Tarpeya – Museu Victorio Macho – Fundação Real de Toledo
O evento vai divulgar o livro 'Filhos do Al-Andalus: Um Paraíso Perdido em Marrocos' com a projecção do documentário que dele emergiu, e a música da Orquestra Marmoucha.
Filhos de Al-andalus Toledo
Em 2 de janeiro de 1492, a cidade de Granada caiu. Isso marca o fim de Sepharad e Al-Andalus na Península Ibérica. Em 31 de março, Isabel e Fernando assinam o Edital de Expulsão. Todos os judeus são forçados a se converter ao catolicismo ou recebem quatro meses para deixar o país. Finalmente, entre 1609 e 1614, os últimos mouros são expulsos de Espanha.
Os muçulmanos andaluzes e sefarditas constroem uma nova existência no norte da África. Eles trazem novas influências para o Marrocos e enriquecem as tradições já existentes. Refugiados da Península Ibérica experimentam sentimentos semelhantes no exílio e comumente se lembram de sua terra natal, de seus ancestrais e de seu passado. Eles costumam se casar dentro de suas próprias comunidades andaluzas formadas no Marrocos. Sua herança foi passada de geração em geração. Até hoje, a consciência de sua identidade andaluza permaneceu viva entre seus descendentes. São os “Filhos de Al-Andalus”.
Rick Leeuwestein e Hicham Ghalbane capturaram as melhores histórias do Marrocos em vários lugares. Belas famílias marroquinas da Andaluzia compartilharam suas histórias pessoais, memórias e histórias. Children of Al-Andalus: A Lost Paradise in Morocco (2021) é um livro abrangente de histórias pessoais de muçulmanos e judeus marroquinos com raízes em Al-Andalus.
Música
Os músicos da Marmoucha Orchestra ligam as influências do Al-Andalus ao Norte de África. Acabou sendo uma viagem fascinante por cinco séculos de história marroquina que dá ritmo às histórias e dá vida ao livro. Músicos renomados estão por trás dessa produção. Abir El Abed é um jovem e talentoso cantor marroquino e um dos poucos artistas que carregam e transmitem a herança musical árabe-andaluza. E a cantora espanhola Montse Cortés é sem dúvida um ícone do flamenco que também se apresentou com Paco de Lucía. Com sua voz poderosa e expressiva, ela sabe tocar corações de formas inesperadas. Cada uma das canções que aparecem no programa têm um tema único e contam a história dos Meninos do Al-Andalus.
Documentário
Após o recente lançamento do livro, em outubro de 2022, será lançado oficialmente o documentário Niños de Al-Andalus, uma produção conjunta da Bridge2Connect e da Marmoucha.
ouvir »»» Al-Massir: Um bom filme sobre a história de al-Andalus
|