01-01-2023Como Marrocos influenciou Yves Saint Laurent numa exposição em PortugalThe Love exhibition in the Church of Saint John the Evangelist at Palácio Duques de Cadaval in ... [+] PHOTO COURTESY OF PALÁCIO DUQUES DE CADAVAL
Como Marrocos influenciou Yves Saint Laurent numa exposição em Portugal Colaborador Y-Jean Mun-Delsalle 7 de agosto de 2022 Yves Saint Laurent e seu parceiro Pierre Bergé viajaram pela primeira vez para Marrakesh em 1966 e foram recebidos por uma semana de chuva. Mas no dia em que o sol apareceu, o casal se apaixonou perdidamente pela cidade, comprou imediatamente uma casa lá e voltou regularmente ao longo dos anos com seus amigos. Marrocos tornou-se sua casa e um santuário criativo para Saint Laurent, o país onde ele esboçaria designs para suas próximas coleções antes de trazê-los de volta para seu estúdio em Paris. Stephan Janson, estilista francês e amigo de Saint Laurent e Bergé, fala sobre como Marrakesh abriu os olhos do costureiro pioneiro do século 20 para a cor e a exposição “Love” até 30 de outubro de 2022, na qual desfilou no Palácio Duques de Cadaval em Évora, Portugal, ao lado de Mouna Mekouar e Alexandra de Cadaval.
Exposição Amor na Igreja de São João Evangelista no Palácio Duques de Cadaval em Évora, Portugal FOTO CORTESIA PALÁCIO DUQUES DE CADAVAL
Fuga. Ele queria sair de Paris. Ele nasceu na Argélia, que tem o mesmo tipo de clima do Marrocos. Clara Saint, que era amiga dele e trabalhava com ele, sugeriu que ele fosse para Marrakesh e ele disse: “OK, vamos para Marrakesh”. Choveu o tempo todo que ele e Pierre Bergé estiveram lá, e eles adoraram. Eles gostaram muito e se apaixonaram pelo lugar. Quando voltaram para Paris, haviam comprado uma casinha linda e minúscula, Dar el-Hanch, a Casa da Serpente.
Essa primeira visita já mudou a visão de cor de Yves Saint Laurent?
Não naquela primeira visita. Nessa visita, deixou-se seduzir pela forma de viver dos marroquinos, pelos seus ritmos e gestos. Então, na segunda visita, ele estava trabalhando em sua coleção e me disse: “A força e a qualidade da luz no Marrocos me fizeram ver as cores de uma maneira diferente”. Assim, não foi só o que viu nas ruas que o seduziu, mas também a qualidade da luz.
Yves Saint Laurent at Dar el-Hanch PHOTO PIERRE BERGÉ. COURTESY OF FONDATION PIERRE BERGÉ - YVES SAINT LAURENT, PARIS
|