Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


13-11-2022

COP27: o que significa o conceito de 'perdas e danos' nas discussões sobre as mudanças climáticas


Navin Singh Khadka

  • BBC 11 novembro 2022

Mulher levanta filho enquanto eles e outras pessoas caminham por rua cheia de lama

 LEGENDA DA FOTO, VILAREJO NAS FILIPINAS ATINGIDO POR TUFÃO EM NOVEMBRO DE 2020                       AS PALAVRAS "PERDAS E DANOS" PROVAVELMENTE SERÃO MUITO MENCIONADAS DURANTE A COP27, A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O CLIMA QUE ESTÁ OCORRENDO NO EGITO. O QUE ELAS SIGNIFICAM E COMO TÊM SIDO ENCARADAS POR DIFERENTES PAÍSES? 

AS NEGOCIAÇÕES ATÉ AGORA SE CONCENTRARAM EM PAUTAS SOBRE COMO REDUZIR OS GASES DE EFEITO ESTUFA E COMO LIDAR COM OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. MAS HÁ A EXPECTATIVA DE QUE OUTRA QUESTÃO GANHE IMPORTÂNCIA: SE OS PAÍSES ALTAMENTE INDUSTRIALIZADOS, QUE MAIS CONTRIBUÍRAM PARA CAUSAR PROBLEMAS CLIMÁTICOS E AMBIENTAIS, DEVERIAM REPARAR FINANCEIRAMENTE OS PAÍSES QUE SOFREM OS IMPACTOS MAIS DIRETAMENTE.

DESASTRES COMO ENCHENTES, SECAS, FURACÕES, DESLIZAMENTOS DE TERRA E INCÊNDIOS FLORESTAIS ESTÃO SE TORNANDO MAIS FREQUENTES E INTENSOS COMO RESULTADO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, E OS PAÍSES MAIS AFETADOS PEDEM AJUDA FINANCEIRA HÁ ANOS PARA LIDAR COM AS CONSEQUÊNCIAS.

ISTO É O QUE AS PALAVRAS "PERDAS E DANOS" ("LOSS AND DAMAGE", EM INGLÊS) SIGNIFICAM. O TERMO ABRANGE TANTO AS PERDAS ECONÔMICAS (CASAS, TERRAS, FAZENDAS OU EMPRESAS) QUANTO NÃO ECONÔMICAS (MORTES DE PESSOAS, LOCAIS CULTURALMENTE IMPORTANTES OU BIODIVERSIDADE).

 

 

   

Perguntas frequentes sobre publicidade nos sites BBC - BBC News Brasil

 

Após intensas negociações durante dois dias e a apenas uma noite da abertura da COP27, os delegados concordaram em incluir a questão das "perdas e danos" na agenda oficial.

O dinheiro que os países mais pobres estão exigindo ultrapassam os US$ 100 bilhões por ano que os países mais ricos já concordaram em transferir para os países mais pobres, visando ajudar estes a:

• reduzir os gases de efeito estufa, algo conhecido como "mitigação" nas negociações climáticas;

• tomar medidas para lidar com os impactos das mudanças climáticas, a "adaptação".

"As pessoas estão sofrendo perdas e danos causados ??por tempestades potencializadas, inundações devastadoras e derretimento de geleiras, e os países em desenvolvimento têm pouco apoio para se reconstruir e se recuperar antes do próximo desastre", diz Harjeet Singh, chefe de estratégia global da ONG Climate Action Network International.

"São as comunidades que menos contribuíram para causar a crise que agora estão na linha de frente dos piores impactos."

Quão grande é a fatura por perdas e danos?

Luz Valdebenito com torneira aberta em seu quintal abre uma torneira depois que um caminhão-tanque lhe entregou água em Til Til, Chile.

CRÉDITO,MARTIN BERNETTI