Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


11-12-2011

UNIVERSIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA DEBATEM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ACADÉMICA


UNIVERSIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA DEBATEM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO ACADÉMICA

Terça-feira, 01 de Março de 2011

As universidades lusófonas debateram um programa de integração académica para os próximos cinco anos e que orça em 5 milhões de euros, disse esta semana à Lusa o presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). “Trata-se de um programa pensado, que exige sempre a participação de dois continentes, com uma estimativa de recursos da ordem dos 5 milhões de euros, para cinco anos”, disse Clélio Campolina. O debate sobre este “programa avançado de integração académica entre os países de língua portuguesa” foi feito durante a reunião do Conselho de Administração (CA) da AULP, instituição criada há 20 anos e que se prepara para realizar, no próximo mês de Junho, em Bragança, o seu XXI Encontro.

O primeiro esboço deste programa foi feito a partir da anterior reunião do CA da AULP, em Setembro de 2010 em Macau. “Nesta reunião foi criada uma comissão que integra os quatro vice-presidente para preparar um programa robusto de integração académica, de integração cientifica entre universidades dos países de língua portuguesa. Hoje conseguimos construir um entendimento e avançar nessa proposta, que significa ampliar o intercâmbio de estudantes, de programas de pós-graduação entre países e de programas de pesquisa conjuntos”.

A AULP é uma organização internacional constituída por membros titulares e associados (Universidades e Instituições de Ensino e Investigação de nível Superior dos países de língua oficial portuguesa e Macau) que tem como objetivo promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior. Esta cooperação será alcançada por via do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes, estimulando a reflexão sobre a função do ensino superior e o desenvolvimento de projectos conjuntos de investigação científica e tecnológica, bem como o intercâmbio generalizado de informação.

http://aulp.org/noticias/revista-de-imprensa/aulp/335-universidades-de-lingua-portuguesa-debatem-programa-de-integracao-academica