Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


20-07-2022

1640 E O TERRITÓRIO DA ÍNDIA PORTUGUESA e a notícia da RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA e a ACLAMAÇÃO DE D.JOÃO IV como Rei de Portugal


Inline image
 

Ao contrário do que sucedera em outros territórios ultramarinos, a notícia da RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA e a ACLAMAÇÃO DE D.JOÃO IV como Rei de Portugal, foi recebida na Índia Portuguesa com uma pronta adesão das suas gentes e respectiva governação.

Tal não sucedera em territórios como o Brasil e Angola, onde o processo foi mais lento, e casos houve como o de Ceuta em que o retorno á obediência nunca chegou a acontecer.

Esperava também com isto a Índia Portuguesa, que a guerra com os Países Baixos terminasse. Não só não terminou, como das 26 praças -forte existentes em 1640, em 1666, dois anos antes do tratado de paz com Castela, já só se aguentavam 16, se contabilizamos a doação de Bombaim aos ingleses.

Com a Coroa mais concentrada nos seus recursos militares no eixo atlântico, este foi um rude golpe não só para os territórios no Índico, mas principalmente para as comunidades indo portuguesas ali existentes e por onde perspassa até hoje algum sentimento de abandono, não tanto físico, mas principalmente espiritual.

É certo que haverá sempre uma justificativa política para esse abandono, mas de fato essas comunidades, até então súbitas da Coroa, subitamente deixaram de o ser e são hoje vistas por nós como objetos exóticos e folclóricos, que apenas servem para elaborar teses académicas ou para dizermos ao nosso ego, o quanto fomos grandes e poderosos.