Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


01-06-2022

A Visita de Índios Tupis à Corte do Rei de Portugal, segundo Damião de Góis, em 1514


A Historia do Rei Dom Manuel I, o Venturoso, está estreitamente ligada à época dos Descobrimentos Portugueses, foi durante seu reinado em 1500 que Pedro Álvares Cabral chegou às praias de Porto Seguro. O Rei de Portugal sempre mostrou interesse em conhecer os povos que habitavam aquela nova Terra.

Segundo relato do grande escritor português Damião de Góis, em 1514, um grupo de 3 índios tupiniquins, levados por comerciantes do Pau Brasil, visitaram o Paço da Ribeira, então residência dos reis portugueses: “Estava presente quando foram apresentados ao rei alguns Índios do Brasil; Dom Manuel informou-se jovialmente do modo como viviam e desafiou-os a demonstrarem a sua famosa destreza com o arco e a flecha, o Venturoso comparou sua habilidade com as armas a dos gentios, a comunicação, apesar de difícil pela incompetência dos intérpretes, não atrapalhou a boa relação que Dom Manuel teve com aqueles homens tão estranhos. Foi este o primeiro contato de um monarca Europeu com os nativos do novo Mundo”

Já no reinado de Dom Manuel I, foram estabelecidas as primeiras tentativas de administrar o recém descoberto território brasileiro, para previnir as atividades ilegais de extração do Pau Brasil e o tráfico ilegal de índios. Pero Capico, foi designado por Dom Manuel I através de Alvará Régio para administrar o litoral brasileiro, chegando a Itamaracá no ano de 1516, na armada de Cristóvão Jacques. Porém a feitoria foi completamente destruída por corsários franceses em 1527. Somente no Reinado de Dom João III, filho de Dom Manuel I, é que se estabelece com sucesso a presença da Coroa Portuguesa no Brasil e o combate às incursões dos corsários franceses. Fonte: História do Brasil. De Afrânio Peixoto. Damião de Góis, de Elisabeth Feist Hirsch - 1987. Crónica do Felicíssimo Rei D. Manuel [Lisboa 1566–1567]

Inline image