08-04-2022Havai: a terra com fortes ligações a Portugal
Havai, atual território dos Estados Unidos, teve nas últimas décadas do século XIX e nas primeiras do século XX uma grande comunidade portuguesa. Poucas pessoas sabem, mas há uma ligação estreita entre o Havai (Estados Unidos da América) e Portugal. É que entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do século XX, existiu lá uma grande comunidade portuguesa. E há vários documentos que o comprovam! Foi em 1914, que a revista Ilustração Portuguesa publicava uma reportagem, em que mostrava o atual Havai, à época denominado de ilhas Sandwich, com uma comunidade portuguesa, composta por cerca de 25.000 emigrantes. Essencialmente naturais da Madeira e dos Açores, esse grupo era a maior comunidade europeia local. Estes emigrantes tinham um papel determinante na economia havaiana.
Foi já no século XIX, que o fluxo migratório começou. Em 1878, o navio alemão “Priscilla” conduziu mais de uma centena de portugueses até ao Havai. Já em 1881, o navio britânico Suffolk levou quase 500 açorianos para o Havai. Passado meio ano, foi o Earl Dalhousie que transportou mais de 300 emigrantes dos Açores até ao Havai. Com o decorrer do século, houve mais insulares a emigrarem para este destino, superando rapidamente os 10.000 de emigrantes portugueses a viver no Havai. Os primeiros emigrantes a rumar até ao Havai eram baleeiros açorianos que já tinham trabalhado na, à época, chamada Nova Inglaterra, isto é, os Estados Unidos da América. Porém, quando chegados ao Havai, os portugueses podiam ir fazer trabalhos muito distintos, como:
A revista Ilustração portuguesa descreveu na época as funções dos emigrantes da seguinte maneira:
O grande problema para os portugueses era mesmo conseguir manter as ligações com o país de origem e com os parentes que por lá tinham ficado. Uma vez por outra, um emigrante lá conseguia saber informações através de algum companheiro. As únicas cópias originais conhecidas de O Luso e de outros oito jornais de Língua Portuguesa da época são parte de uma coleção da Sociedade Histórica do Havai, alojada nos Arquivos e Sítios Históricos dos Lares Missionários do Havai.
No entanto, ainda existem marcas da presença portuguesa naquela zona. Vários havaianos têm apelidos tipicamente portugueses (como Rebelo, Perestrelo, Silva, Soares, Freitas).
Também o famoso instrumento musical ukulele, que é o cavaquinho em Portugal, chegou ao Havai no século XIX através do madeirense João Fernandes, um homem que emigrou para trabalhar na plantação do açúcar. Instrumento que conquistou o Brasilinstrumento musical ukulele musica do havai youtube video - Yahoo Video Search Results
Atualmente, o Português é uma língua quase desconhecida no Havai. Estima-se que mais de 10% da população do arquipélago do Havai seja luso-descendente. Se ficou interessado neste assunto, saiba que em 2019 foi lançado o documentário “Portuguese in Havaii” (Portugueses no Havai), o qual reúne entrevistas a vários luso-descendentes, como o comediante Frank DeLima e o cantor Glenn Medeiros. De acordo com a Biblioteca do Congresso, o primeiro emigrante português chegou ao Havai em 1814 e chamava-se João (John) Elliott de Castro, médico do rei Kamehameh. O documentário tem a duração de 42 minutos e é produzido pela luso-descendente Marlene Hapai, diretora do Imiloa Astronomy Center de Hilo. Havai: a terra com fortes ligações a Portugal
|