Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


26-01-2022

A Expansão Portuguesa -Um Prisma de Muitas Faces de Luís Filipe F. R. Thomaz


Gradiva Publicações  [Forum Elos]A Expansão Portuguesa - Um Prisma de Muitas Faces de Luís Filipe F. R. ThomazInline image
 

A Expansão Portuguesa - Um Prisma de Muitas Faces de Luís Filipe F. R. Thomaz

Três continentes. Três oceanos. A complexidade do período expansionista português relatada por um autor de referência. Um fresco do período da Expansão em todas as suas dimensões. A história das massas que também a fizeram e não apenas a das suas figuras de proa. A obra magna de um autor maior. Em versão cuidadosamente revista pelo autor.

Já disponível em http://www.gradiva.pt.

 

 

 

Voltar atrás

Luís Filipe F. R. Thomaz

Luís Filipe F. R. Thomaz,Lisboa, 1942

BIOGRAFIA

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1965) e em línguas orientais pelo Institut National des Langues et Civilisations Orientales, em Paris, pelo Institut Catholique e pela Universidade de Paris III (1982).

Foi Professor Assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade dos Açores e Professor convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre 1984 e 2002. É desde 2002 director do Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa, cujos cursos planeou e estruturou, e onde ensina História, Cultura e Civilização da Índia, Cristianismo Oriental, Malaio e Sânscrito.

É sócio correspondente da Academia Portuguesa de História, membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica (CEHR-UCP), Investigador Associado do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM-FCSH/UNL-UAç), sócio honorário do Instituto Meneses Bragança, em Goa e membro associado do Centre Nationale de la Recherche Scientifique, em Paris.

É autor de sete livros, dos quais quatro sobre Timor, e de mais de uma centena de artigos, versando quase todos a presença portuguesa no Oriente. Tem colaborado sobretudo nas revistas Archipel, Anais de História de Além-Mar e Lusitania Sacra. em-se de dedicado sobretudo à história do Oriente, com especial atenção a Timor, onde foi outrora militar, jornalista e professor de Latim e Grego no Seminário de Dare.

Foi galardoado com o Prémio D. João de Castro da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, em 1994.

2

 

 

 

-10%

A Expansão Portuguesa

Leia aqui um excerto

https://www.gradiva.pt/media/5050/expansao_portuguesa_pp_11_18.pdf