Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


01-01-2004

Elos Clube de Uberaba


Este um espaço para manifestações culturais , empresariais, educacionais , tecnológicas de um amplo espectro, desde que comprometidas com a criação de laços entre comunidades que se expressam em português.
Esta página tem compromisso com o mundo lusófono, o que se expressa em português , pluri- nacional, pluri- étnico, pluri- cultural, de aproximadamente 220 milhões de pessoas :
Constituído pelos Oito Países de Língua Portuguesa – Angola , Brasil , Cabo Verde, Guiné, Moçambique ,Portugal ,S. Tomé e Príncipe e Timor Leste , reunidos na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa -CPLP com sede em Lisboa .
As comunidades espalhadas pelo mundo - resultado da diáspora das grandes descobertas portuguesas ,no século XVI : Macau (China) ,Timor Leste ,Japão - onde os portugueses foram o primeiro povo ocidental a chegar- ,Goa, Damão e Diu (Índia ) . E o povo da Galiza que tem uma nacionalidade histórica e com o qual temos afinidades, já que a língua portuguesa nasceu nas antigas Gallaecia e Lusitânia.
Os emigrantes brasileiros -quase 2 milhões , os emigrantes portugueses -quase 5 milhões os de outros países de língua portuguesa .
Todos os que gostam de se expressar em português ; Centros de Estudos Luso- Brasileiros existentes em diversos países .

E o que é a lusofonia ?

A realidade histórica européia da Galiza- Portugal, Açores e Madeira, junto com a realidade histórica do "complexo luso- tropical" criada pelos descobrimentos, envolve moderna engenharia política para a compatibilização do movimento integrativo geográfico e econômico com a vertente universalista da cultura portuguesa .
"Os povos lusos (lusófonos) são grandes por esta singularidade magnifica: à dimensão européia acrescentou-se a dos povos luso- tropicais .
Nas palavras do escritor e sociólogo brasileiro Gilberto Freire : "Toda vez que os luso- tropicais tem pretendido ser como o inglês, o holandês, o francês, um europeu nos trópicos, um senhor branco de povos tropicais e de cor, ele se tem amesquinhado em ridícula caricatura daquelas nações imperiais....."
A lusofonia propõe aproximar as comunidades de língua portuguesa contribuindo assim para a tolerância entre os povos ,para o enriquecimento cultural , para o desenvolvimento de novas amizades ; promover os cidadãos dos Países - Membros no espaço da CPLP, utilizando os meios de comunicação e os mecanismos internacionais de cooperação.
Incentivar e promover o intercâmbio de jovens, com o objetivo da formação e troca de experiências através da implementação de programas específicos, particularmente no âmbito do ensino., da cultura e do esporte .
O estabelecimento de uma rede em língua portuguesa virtual, descentralizada e sem pretensão de exclusividade -- em que circulem informações, nasçam contatos, se constituam pontos de referência comuns ,num mundo sem fronteiras.